O Chablis AOC é um vinho branco seco (beeeeeeem seco) e fresco, feito com 100% da uva Chardonnay, com boa acidez e sem passagem por madeira, produzido na famosa e aclamada sub-região de Chablis, localizada a Noroeste de Borgonha.

Adoro os vinhos Chablis, e lamento que sejam poucos os rótulos que cheguem ao Brasil, e ainda por cima por preços tão caros!

Este vinho, por exemplo. é o segundo Chablis mais simples na ordem de complexidade: o mais simples é o Petit Chablis; depois o Chablis (ou Chablis AOC); o Chablis Premiere Cru; e por fim temos o Chablis Grand Cru, o mais complexo e caro de todos.

E este rótulo especificamente, do produtor Maison Champy, não é amplamente conhecido entre os vinhos de Chablis, vem ganhando popularidade desde o último ano, e foi adquirido na Via Vini.com por R$ 118,00 (preço promocional, porque o valor original anunciado seria R$ 170,00).

E claro que o preço vale a pena!

Vinho delicioso!

De coloração amarelo palha pálido com reflexos dourados, com aroma de frutas maduras como abacaxi e pêssego e um mineral bem acentuado, levemente untuoso na boca, macio e com final de média persistência. Vinho jovem e expressivo, que já está pronto para ser degustado.

Em termos de harmonização, o Chablis comum ou Chablis AOC vai muito bem com ostras frescas, e é inclusive carinhosamente chamado de “o vinho da ostras”, e também vai muito bem como mariscos em geral, caranguejo e lagosta.

Experimente e me conte depois, ok?